quarta-feira, janeiro 28, 2004

Fama, status e magalices



Apesar de muitos pensarem o contrário, o canalha não é um exibido, ele não conta vantagem pelas suas conquistas, pode até ficar envaidecido, sabem, aquele negócio de ego, mas é uma satisfação pessoal, não sai por ai dizendo pra todo mundo o que ele faz ou deixa de fazer.
Pra falar a verdade as vezes até é bom que as pessoas (mulheres pra ser exato) achem que ele ficou com a fulana, beltrana, ciclana e por ai vai, mas que não tenham certeza, isso dá a ele um ar de safado, de quem está por cima na situação, sabendo o que está acontecendo e que, além disso, está acontecendo do jeito que ele quer. Isso é um verdadeiro açucareiro pras formiguinhas, as mulheres chegam a grudar no coitado, é uma desgraça!! Só que esses eventos singulares tem que ser administrados com muita cautela e cabeça no lugar. São eventos singulares porque não ocorrem todo dia, fama (ou status) canalhístico é uma coisa que vem e vai, não dá pra estar sempre no topo, mas para manter um patamar inferior nem tão inferior assim, tem que saber administrar os momentos de pico, lá vem o tal do ego de novo, quando se está no topo o ego vai pro céu, o canalha pensa que pode fazer tudo e acaba virando um cafajeste, daí todo seu reino, que foi construído sobre uma postura filosófica sólida e honrada, vai abaixo, porque o cafajeste é um pária, um aproveitador, sem conduta moral. Quando está no topo é que tem que ser mais discreto impossível, pra que pensem que estavam enganados ao seu respeito, "ele nem tá podendo tanto", quando a coisa começar a esfriar dá pra colocar mais uma lenha na fogueira, mas uma só, não vai colocar vinte de uma vez!!
Bom, tudo isso foi pra explicar o que é ser "um magal", que me pergutaram, é um exibido, metido a bom, do Dicionário de Porto-Alegrês¹, bagaceiro com posse de grande coisa!! Não serve pra ser canalha :) Então, magalice é "coisa de magal" !!


¹de Luís Augusto Fischer, explica os termos usados no sul e que não são de uso corrente no resto do país.

Nenhum comentário: